terça-feira

Acadêmico de jornalismo inova, em TCC sobre drogas.

Foi nesta segunda-feira, 06, no auditório da Faculdade Estácio de Sá, às 19 h. Fernando Silva, acadêmico da 8º fase de jornalismo, mal pode conter a ansiedade. Ele era um dos formandos à espera da grande hora.

Com um tema não muito comum, a relação das drogas com as mães, Silva inovou em um relato de aproximadamente 60 páginas, onde disserta a experiência de mães de dependentes químicos. Também aborda dois casos de mães dependentes de drogas.

A grande reportagem é dividida em nove capítulos, tratando-se o primeiro de uma pesquisa com índices e percentuais da realidade que vivemos hoje no Brasil. Nos próximos sete, o acadêmico cita os relatos um a um, com exceção das narrativas das duas mães dependentes, abordadas em um só capítulo. E no último Fernando faz a conclusão do trabalho.

O motivo para a escolha do tema foi seu dia-dia. Ele é funcionário da Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis, por isso lida com muitas mães nesta situação. Isso o sensibilizava muito, por este motivo, no início deste ano quando começou seu projeto de TCC, escolheu o tema. Com o título Vício que separa: Relato das mães que perderam os filhos para as drogas. Seu trabalho conta a vida destas mães, e todos os seus sofrimentos na convivência com um dependente.

“Preferi não citar nomes. Pois algumas pediram para não ser citados. Então para não falar umas e outras não. Resolvi deixar todas anônimas.” Relatou Fernando sobre seu trabalho.
O estudante ainda confessou, que nestes quatro anos, nunca viveu momentos tão intensos. Tendo que correr atrás da notícia realmente. Lembra dias que caminhou muito, subiu morros e até os momentos em que ficou frente a frente com as mães.

“Muitas vezes tinha que fazer uma pausa, pois as mães perdiam o controle choravam e não conseguiam continuar. Li alguns livros sobre técnicas de reportagem, isso me ajudou na hora da improvisação.” Falou lembrando-se dos momentos de apuros e imprevistos.

Um depoimento que o emocionou muito foi o de uma mãe de classe alta, que quando perdia o controle com seu filho o acorrentava para ele não sair de casa. Essa mãe acabou perdendo seu filho para a prisão. Ele foi preso por assassinato, após matar um homem estrangulado com um fio de ventilador. Nestes casos Silva falou que colocou um relato do Psiquiatra Marcos Zaleski, para esclarecer o motivo do descontrole das mães.

Outros casos ainda foram citados pelo acadêmico, que trabalhou durante todo este ano em função do seu TCC. “É como se fosse um grito dessas mães para a sociedade...” Essa foi à frase que Fernando Silva, usou para sintetizar o tema do seu trabalho. Ainda citou que após a apresentação pretende mandar um release, para todas as mídias locais, divulgando sua reportagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar, com moderação!!