quinta-feira

Cineart7, resistindo às prenuncias do tempo

Na época do glamour, das festas irreverentes e vestidos chistosos nasciam na capital de Santa Catarina uma idéia revolucionária que difundiria a sétima arte, os cineclubes.
Em novembro de 1986 surgiu o Cine Art 7, os fundadores foram os amantes do cinema, Darci Costa e Alberto Fermiano. A idéia começou, pela vontade de exibir filmes de arte, ou seja, não comerciais, para Florianópolis. O Cine Art começou como uma sala que proporcionaria à população um local que, com exceção, ao Clube Nossa Senhora do Desterro, seria o único espaço na Capital, a priorizar a exibição filmes fora do circuito comercial. A primeira mostra foi no palácio da câmara, Fermiano e Costa, já amigos na época, uniram-se. Alberto foi responsável por levar o filme e Darci o equipamento de projeção.

Nascido da paixão pela sétima arte, de Costa, bancário aposentado, e seu amigo Fermiano, o Cine Art 7 funcionou entre os anos de 1986 e 1997. Com a declínio dos cinemas de rua, o Cine Art, passara a ser a melhor escolha de lazer, sem matinês e mais opções, as pessoas passavam seu tempo, assistindo aos filmes do Cine Art.
A sede do cineclube permaneceu durante os onze anos de seu funcionamento, no mesmo local. O prédio foi emprestado pela Prefeitura de Florianópolis, aos criadores do Art 7, especialmente para a exibição dos filmes. Seu endereço era Rua Almirante Alvim, nº 491, até a urbanização, em meados do século XX, passando a ser conhecida como, Rua dos Ilhéus.
Trata-se de um prédio tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico do Município (decreto nº 270, de 30 de dezembro de 1986). A edificação foi construída no século XX (entre 1880 e 1890) e serviu como “residência particular” (final século XIX até 1920); Escola de aprendizes Artífices de Santa Catarina (1920), Liceu industrial de Florianópolis (1937); Escola industrial de Florianópolis (1942 – 1962); Faculdade de Ciências Econômicas (1963 – 1974); Colégio de Aplicação (1973 – 1977); Prefeitura Municipal de Florianópolis (1981 – 1997) e sede do BADESC (2001 até a presente data).
Em junho de 1997, a Prefeitura de Florianópolis deixou o prédio. Com o intuito de uma reforma, para melhorar as condições de frequentação da edificação. O Cine Art foi retirado do local, porém, a esperança era que com o término da reforma, fossem chamados para ocupar novamente o prédio.
Entretanto, após a reforma foi instalado no local a FUNDAÇÃO BADESC. Que não possuía espaço para sala de cinema. A carência de alternativas para exibição, e falta de verba, não deixou outra opção, senão o fim do Cine Art 7.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar, com moderação!!