terça-feira

Como anda o Transporte Coletivo de Biguaçu

Foto: Roberto R. Ezequiel



Quem passa pelo terminal de ônibus do Centro de Florianópolis, TICEN, (Terminal de Integração do Centro), pode notar a dificuldade da população para se locomover. No espaço físico e nos coletivos.

Os moradores de Biguaçu, em sua grande maioria, precisam ir até a Capital para trabalhar. Nesta pequena viagem Biguaçu/Centro, os habitantes da Cidade presenciam diariamente, toda a deficiência e falta de cuidados com o transporte coletivo.

Emerson de Souza, estudante de Direito, 19 anos, embarca todos os dias às 17h40min no ônibus da UNIVALE, que vem no sentido Centro/Biguaçu. Apesar de residir na Cidade em que estuda, tem ir até o Centro todos os dias para trabalhar.
“Gosto de morar em Biguaçu, é uma Cidade que está crescendo muito. Porém, nosso transporte público ainda tem muitas carências.” Relatou o estudante, sobre o fato da falta de conforto dos veículos.

Quanto a insuficiências dos automóveis, Souza ainda acrescentou. “Têm bastante horários, os ônibus são em média de 15 em 15 minutos, e não costumam atrasar. Entretanto, o pior problema está com o interior dos coletivos.”

Todos os habitantes e trabalhadores que embarcam na linha foram unânimes na afirmação, de que a maior dificuldade acontece, pelo fato dos automóveis serem muito antigos. A falta de conservação dos coletivos e de preocupação das empresas com a população.

Essa situação vem ocorrendo há bastante tempo. Os moradores embarcam no ônibus, e na maioria das vezes tem de descer no meio da viagem, pois o ônibus quebra, ou acontece algum outro problema mecânico.
“Na maioria das vezes são ônibus muito antigos mesmo, modelos que nem são usados mais. E são reaproveitados. Todas as semanas têm algum problema de demora por conta de troca de ônibus.” Assim se referiu aos problemas do transporte, Francieli Martins, 20 anos, comerciante e também moradora de Biguaçu.
Os fiscais presentes no terminal, afirmaram que as providências necessárias estão sendo avaliadas. Ainda assim, não podem afirmar nenhuma mudança imediata para este ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar, com moderação!!