sábado

Biguaçu, a Cidade que respira Arte!

Durante o percurso do ônibus Biguaçu/Florianópolis, os olhos atentos de Ana Carina, 20 anos, percorrem a folha com notas musicais.

Diariamente Carina, que é atendente de padaria, no centro de Florianópolis, percorre o caminho estudando suas partituras. Assim como a atendente, milhares de jovens estão tendo fácil acesso a música e a cultura em Biguaçu.

“Na minha Cidade é muito comum, jovens fazendo aulas de música. Temos bastante incentivo a cultura, e isso nos ajuda.” Falou Carina, em decorrência do fato de que em outras Cidades, não há tal incentivo.

A jovem estuda órgão, um instrumento pouco tocado nos dias de hoje. Porém, Ana afirmou que em Biguaçu, depois da abertura da Escola Municipal de Música, vinculada à Secretaria Municipal de Cultura, muitas pessoas estão tendo acesso a esse conhecimento. Na escola, os alunos podem aprender diversos instrumentos, entre eles o órgão. Inclusive muito procurado por jovens e adultos, que procuram uma forma de se envolver com a comunidade.

A Escola tem projetos, em que busca o envolvimento da comunidade. Conta com diversos consertos musicais, estes, com artistas locais e de outras Cidades. Também trabalha com o projeto “Portas Abertas”, trata-se de um dia em que alunos de escolas da região e cidades vizinhas, podem visitar a escola e conhecer melhor vários instrumentos. Atualmente a escola conta com mais de 1200 alunos, todos aprendendo música gratuitamente.

Outro Centro de Arte, muito importante da região é o Casarão Born, que hoje faz parte do turismo da Cidade, como um dos maiores Centros Culturais da região. A edificação é tombada pelo Patrimônio Histórico e Arquitetônico de Santa Catarina.

Sua história começou em 1891 quando foi construído, depois de uma iniciativa de João Nicolau Born, Prefeito de Biguaçu, e seu filho Lúcio Born. Depois de sua inauguração a Casa Born, já abrigou a sede da Sociedade Recreativa 17 de Maio, o Fórum da Comarca de Biguaçu, e a Câmara Municipal de Vereadores.

Atualmente, dentro da sede funcionam, a Academia Municipal de Letras, um centro de informações, a biblioteca virtual com 10 computadores com acesso à internet, e dois salões para exposição, destinados aos artistas locais.

Nesta sexta-feira, 15, o Casarão Born comemorou um ano funcionando como Centro Cultural. Ele foi reaberto depois de dez anos fechado, por problemas de conservação no prédio, inaugurado em maio de 2009. Para celebrar a conquista dos moradores e da cidade, após um ano aberto, o Casarão esta com uma repleta programação. Entre mostra de cinema, apresentações teatrais e outras diversas atividades culturais para a comunidade.

A programação começou na sexta-feira, 15, e se estenderá até dia 22, na próxima semana. Serão apresentações em vários lugares diferentes, com intuito de deixar o público mais perto dos artistas e da comunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar, com moderação!!