segunda-feira

A crise do diploma


Extra! Extra! Profissionais da comunicação de todo o Brasil são comparados a cozinheiros e perdem o direito adquirido há 40 anos.

O direito ao reconhecimento do diploma de graduação em comunicação social foi vetado, na última quarta-feira, pelo Supremo Tribunal Federal, após oito anos de indecisões.

É considerável que temos um grande número de jornalistas “não formados” que desempenham muitíssimo bem seu papel, e não é preciso nem citar nomes. Muitas vezes melhores do que pós-graduados e doutores, esses profissionais já são ícones seja da televisão, rádio ou outros meios de comunicação.

Entretanto, nossos focos não são os “bons” e já conhecidos. E sim os novos que irão entrar por conta da liberação, muito provavelmente, a maioria sem a menor capacidade intelectual para desempenhar a função.

Pois então, lamento desaponta-lo Senhor Ministro, mas os jornalistas não seguem receitas e muito menos preparam menus. Nada contra os cozinheiros, muito pelo contrário, respeito à profissão como qualquer outra. Mas, assim como não faz sentido comparar médico com advogado, muito menos fará jornalista com cozinheiros!

Temos nossas regras sim, como toda a profissão, o que talvez fosse comparado a “receitas”, porém não tem como se aprender na prática como se portar em uma redação de jornal, por exemplo. A possibilidade até há, entretanto haveria alguns traumas populacionais antes do sujeito aprender a função.

No momento o Irã é uma boa e nova oportunidade para os novos “jornalistas” mostrarem a cara, já que de acordo com a nova lei, aquele que provar ter competência para a função e conseguir o registro já pode ser considerado um profissional da comunicação.

Mas, tenho uma notícia boa para você, estudante de jornalismo, que ficou revoltado com a decisão do STF. A decisão não é definitiva e pode ser recorrida a qualquer momento ou falando-se de justiça brasileira, esperar mais 40 anos para ser resolvida.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar, com moderação!!