quinta-feira

Nós jovens


Hoje acordei com vontade de escrever crônica! Não tinha nenhum tema em mente, pensei um pouco, e resolvi começar assim mesmo. Mas, espere um pouco leitor, é de você mesmo que eu estou precisando para iniciar este texto! Sim, você! Ei, você ai! Olha pra mim, eu não vou tomar muito tempo seu, não. Só tenho algumas perguntas a fazer.

Porque nós jovens somos tão confusos? Não conseguimos nos concentrar em um assunto só, falamos ao mesmo tempo. E quando o assunto é decisão, esse mesmo todo mundo tem dificuldade. Nunca sabemos se queremos rosa ou amarelo, branco ou cinza e por ai vai. Quando falamos em escolhas, lembramos o grande causador de dúvidas atualmente, o vestibular.

Quais as razões de tantas desistências nas primeiras fases dos cursos superiores? E por que tantas dúvidas para a escolha da futura profissão? Esses vêm sendo temas que aparecem frequentemente nas pesquisas educacionais. E a maior preocupação é porque, os que permanecem nos cursos, na maioria das vezes não têm conhecimento suficiente para dar continuidade à graduação. Isso acontece, porque as formas de ingresso nas universidades estão, cada dia, mais facilitadas, causando uma entrada numerosa de alunos. Porém, sem conhecimento necessário.

O vestibulando acaba sofrendo muita pressão social e na maioria das vezes familiar também, causando dúvidas maiores e levando os futuros acadêmicos a se decidirem por cursos que não são realmente o que eles gostariam de fazer ou que teriam mais habilidade. As escolhas erradas são motivadas por várias razões, influência familiar, de amigos, professores e etc. Também é comum a escolha da futura profissão, por admiração. Esse estudante corre um grande risco de se decepcionar com sua escolha.

Todas essas dúvidas são causadas essencialmente, porque a educação básica é precária e falta orientação familiar. O governo deveria investir mais em incentivo para os estudantes começarem a escolher suas profissões já nas séries fundamentais. Isso evitaria tantas dúvidas e talvez pudéssemos até pensar na possibilidade de termos profissionais mais capacitados em disposição do mercado.

Poderíamos fazer um livro só analisando estes temas. Mas como nem eu, nem você temos muito tempo temos de terminar por aqui. Agradeço a você leitor, e espero que de alguma forma eu tenha realmente feito você refletir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar, com moderação!!