sexta-feira

Nós os humanos...

Todos os verões a ilha da magia dobra em número populacional, por conta dos viajantes estrangeiros. Sejam eles argentinos, japoneses, gaúchos ou cariocas, nada muda, são todos iguais.

Eles nos ajudam muito, principalmente na economia. Trazem culturas diferentes, variados idiomas, e curiosidade, muita curiosidade. Às vezes parecem seres estranhos, certas atitudes e palavras. Outro dia eu estava voltando do trabalho, quando sem querer, entrei no meio de um grupo de turistas, impedida de seguir viagem, fiquei ali no meio até o movimento aclamar, foi quando notei uma turista que fotografava tudo que via na frente, sem se importar com quem passava, ela clicava o trânsito, os casarões, a praça XV... Tudo mesmo, Sem dúvida um comportamento um pouco diferente.

Mas, pensando de uma ótica mais “turistiana” porque eles notam certas belezas, que nós moradores não percebemos?

Será pura falta de percepção, ou falta de incentivo à cultura local? Durante os deslocamentos diários tantas coisas curiosas acontecem ao nosso redor, já parou para pensar nisso?

Porém, estamos tão envolvidos nos nossos interesses e compromissos que não notamos. Reclamamos por vezes seguidas, “minha vida é sempre a mesma”, “meu emprego não melhora”, entre outras coisas, mas será que estamos atentos aos sinais de mudança.

Entretanto os recém chegados ou visitantes, percebem o que não vimos, engraçado, né?

Frenquento as ruas e avenidas de Florianópolis, há 22 anos, e certas vezes me pego descobrindo detalhes que não sabia da existência. Estamos acostumados a viver o cotidiano, a rotina, andar todos os dias pelo mesmo caminho, encontrar as mesmas pessoas, alimentar-nos nos mesmos locais.

E porque não mudar, fazer tudo ao contrário, sair da rotina. Medo, nosso medo é maior que nosso espírito aventureiro. Talvez tenhamos medo do invisível, de algo que nem mesmo pode acontecer, mas, ainda assim o temos.

Imagine que eu sou uma parte de você, você sairia comigo? Mas você nem me conhece, eu não te conheço! Mas, eu sou você, e agora sairia com você?

Maluco? É difícil aceitar que temos defeitos e qualidades, que somos humanos e corruptíveis, pecadores e muitas vezes desleais. Porém também bondosos, amorosos, amigos e cordiais. E agora percebe quantas qualidades você tem? Percebe que os turistas, seja de qual nação forem, são iguais a nós. Consegue gostar mais de você.

Espero que você consiga um dia. Só assim, mataremos menos almas, e seremos menos cruéis com os que amamos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar, com moderação!!